Homenagem aos Pretos Velhos

 

Preto velho é paz de espírito
É calma e tranquilidade
É serenidade e sabedoria
É amar sem olhar a quem,
Força interior, luz para quem está na escuridão.
Preto velho é fortaleza, raiz cultural,
É orgulho, acalanto, caridade, delicadeza, sinceridade.
É carinho de Vô e de Vó,
É sentimento de plenitude.

Preto Velho desce no terreiro trazendo palavras de quem tem uma bagagem de sabedoria gigantesca. Traz os traços do sofrimento do cativeiro, da luta pela liberdade, da perseverança pelo reconhecimento de que todos somos iguais perante o pai maior.
Preto Velho traz o positivismo de quem enxerga o lado bom da vida, ensinando que de tudo se tira algo bom, de todas as situações levamos o aprendizado. São exemplos de esperança e de fé por dias melhores, até mesmo quando sua liberdade lhe foi tomada e sua crença desrespeitada.

Dia 13 de maio é dia de louvar aos nossos Pretos Velhos. Nossas Vovós e Vovôs, como são carinhosamente chamados na Umbanda. Dia de elevar nossos pensamentos ao alto e agradecer por toda luz que a espiritualidade colocou no caminho desses velhos. Vamos refletir sobre o principal ensinamento que eles nos deixam sempre, que é o de amar o próximo assim como nosso Pai Maior nos ama. Olhar com amor, antes de julgar a cor da pele, crença e escolhas.. Que possamos começar a enxergar a vida de outra forma, que repensemos nossos (pre)conceitos, que comecemos a entender a dor e o sofrimento dos nossos irmãos.
Amar é sempre a melhor escolha.

Saravá os Pretos Velhos!
Salve as Vovós e os Vovôs!
Adorei as Almas!